Yamaha YZF-R1


A YZF mais conhecida como R1 é uma motocicleta superesportiva fabricada pela Yamaha a partir do ano de 1998.
Equipada com um motor e chassis desenvolvidos com base na competição Superbike, o farol em forma de olhos de gato é característica do modelo.
A atual versão da R1 de 2007 possui potência de 190 Cv/Hp é pouca coisa mais leve que a versão de 1998 pesando 176.9 kg. A quinta geração da R1, de 2007, inaugurou novo motor com quatro válvulas por cilindro e trouxe inovações da Yamaha M1 de Valentino Rossi, como duto de ar variável, acelerador eletrônico e embreagem antibloqueio.


O modelo é um dos principais destaques da categoria das superesportivas. Totalmente nova, foi projetada com auxílio do piloto Valentino Rossi, da categoria MotoGP. A começar do motor, um dos itens mais importantes neste segmento.
Dessa forma, o propulsor manteve o mesmo diâmetro e curso (77 x 53,6mm) da versão anterior, mas todo o resto foi melhorado. Além do cabeçote de quatro válvulas e um novo desenho da câmara de combustão, a novidade fica por conta do duto de admissão variável, chamado de YCC-I, solução já utilizada em carros esportivos e que chegava pela primeira vez a uma moto de série.
O YCC-I varia o comprimento do duto de admissão, feito em resina plástica, de acordo com a rotação do motor. Na nova R1 seu comprimento pode variar entre 65 mm e 140 mm. Como resultado, a moto tem o motor sempre cheio, oferecendo o melhor em desempenho. Um outro destaque é o sistema de aceleração eletrônica ride-by-wire, chamado nesta quinta geração da R1 de YCC, que garante maior precisão nas acelerações.
O resultado de todo esse aparato pode ser visto nos 5 CV a mais na potência. Agora, o motor de quatro cilindros em linha da R1 2007 oferece 180 CV a 12.500 rpm, isso sem contar a indução direta de ar (Ram Air) que funciona apenas em altas velocidades e faz com que o propulsor chegue a 189 cv.

 Ficha Técnica:
Tipo     Super-Esportiva
Motor  998 cc, resfriamento líquido, 4 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC
Potência          180 cv (190 cv com indução forçada de ar)
Transmissão    6 marchas, corrente
Velocidade Max: Limitada 299km/h s/limitador : +/- 320Km/h
Aceleração: 0 a 100 km/h em 2,8 segundos
Freios  Disco nas 2 rodas
Dianteiro: Duplo de 310mm, 6-pistões
Traseiro: 220mm, pistão simples
Altura do Assento      83,56mm (banco)
Tanque            18 litros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais;
Não serão permitidos comentários com conteúdo referente à pirataria;
Os comentários devem ter ligação direta com o assunto;
Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs;
Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID;
O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras;
Os comentários não refletem a opinião do autor do blog;
O autor do blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes;

▲ Ir para Topo