Bugatti Veyron


Bugatti Veyron é um super supersportivo da Bugatti conhecido por alcançar 434.16 km/h (na versão SS) e ser o carro de rua mais rápido do mundo.

Após terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1.001cv de potência. Na realidade, todo motor tem 1.000cv na combustão, só que muito é perdido durante as fases do motor até chegar as rodas. Para isso, foram utilizados quatro turbo compressores e 10 radiadores (que no total levam 40 litros de água, enquanto um carro normal apenas tem um radiador com 2 litros), dois refrigeradores de ar-líquido, além de a injeção de combustível ser directa. O resultado é: 1001 cv aos 6000 rpm, torque de 127,4 m.kgf aos 2200 até os 5500 rpm.
O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros, cuja origem remonta a Ettore Bugatti que combinou 2 motores de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma grande potência. Essa potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de 0 a 288 km/h em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis. Ao todo são 64 válvulas,


Aerodinâmica

Com bastante tecnologia, ele também tem uma boa aerodinâmica, o que não o deixa sair decolando. Para manter uma boa sustentaçãosem perder coeficiente aerodinâmico, o Bugatti Veyron contém três tipos de rodagem. Neles o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados.
  • No primeiro modo, seu aerofólio está retraído e o carro está a 124 mm da pista.
  • No segundo modo, aos 220 km/h, o carro baixa para 78 mm na frente e 94 mm na traseira. Pequenos defletores na frente se abre e seu espoiler sobe 30 cm, num ângulo de seis graus. Este modo permite chegar aos 370 km/h.
  • O terceiro modo é activado quando é colocada uma chave em uma fenda no assoalho entre a porta e o banco do condutor. Nele o carro baixa para 66 mm na frente e 71 atrás, e seu aerofólio e defletores se retraem. Porém, se no percurso o condutor virar o volante em mais de noventa graus, o Bugatti Veyron volta ao segundo modo.

Ficha técnica - Bugatti Veyron


MOTOR - central, traseiro, longitudinal, 16 cilindros em W; duplo comando nos cabeçotes, quatro válvulas por cilindro.
Cilindrada: 7.993 cm3. Potência máxima: 1.001 cv a 6.000 rpm.
Torque máximo: 127,4 m.kgf de 2.200 a 5.500 rpm.

CÂMBIO - manual automatizada, 7 marchas; tração integral.

FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado.

DIRECÇÃO - assistida.

RODAS -dianteiras 235 x 520; traseiras, 325 x 540;
pneus dianteiros 245/690 R 520 A; traseiros 335/710 R 540 A .

DIMENSÕES - comprimento, 4,466 m; entre eixos, 2,7 m; peso, 1.890 kg.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 434.16 km/h ; aceleração de 0 a 100 km/h, 3 s; aceleração de 0 a 320 km/h, 14 s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais;
Não serão permitidos comentários com conteúdo referente à pirataria;
Os comentários devem ter ligação direta com o assunto;
Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs;
Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID;
O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras;
Os comentários não refletem a opinião do autor do blog;
O autor do blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes;

▲ Ir para Topo